Qual a origem do pastel?


Quando bate a fome, ele é um dos queridinhos nas feiras livres, nas praias, em festas, reuniões da família e amigos e até mesmo em restaurantes sofisticados. Além de popular, o pastel é um dos lanches mais democráticos quando o assunto é variedade de sabor. Pode ser degustado em sua forma frita ou assada, com recheios salgados ou doces. Inclusive, os recheios de pastel podem ser dos mais tradicionais como carne ou queijo aos mais exóticos, como de carne seca e chocolate. Já provou? Sim, esse sabor existe! 

Mas, em sua origem, o pastel começou mais discreto, tanto no recheio como na sua inserção na cultura brasileira. Apesar de atualmente ser considerado uma iguaria da culinária do nosso país, o pastel tem origem asiática. Segundo pesquisadores, a ideia é que ele tenha se originado de duas especialidades: do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa e do guioza japonês. 

Conta-se que, por volta de 1890, os imigrantes chineses já vendiam rolinhos primavera no Brasil. No entanto, a iguaria que é feita com uma massa folhada de farinha e recheio vegetal, foi adaptada por aqui, para se assimilar ao paladar local. Com isso, passou-se a utilizar uma camada simples de massa e a popular carne moída como recheio.

Mas quem popularizou mesmo o pastel foram os japoneses, na época da Segunda Guerra Mundial. Na tentativa de disfarçar a sua origem, principalmente por causa do preconceito que sofriam durante a Guerra, os japoneses abriram estabelecimentos que eram tidos tipicamente como chineses, como as pastelarias. 

Pelo fato da comunidade japonesa no Brasil, na época, ser maior que a chinesa, foi muito rápido para o pastel se popularizar. Aos poucos foram aumentando o número de pastelarias em São Paulo, assim como as barraquinhas na feira, uma vez que muitos japoneses também eram feirantes. De São Paulo, o pastel chegou ao Rio de Janeiro e, progressivamente, às outras regiões do Brasil.

Atualmente, o pastel é uma especialidade genuinamente brasileira, acessível e prático de preparar.

Fonte: https://romanha.com.br/