Quem não gosta de um pão de queijo quentinho? Muito conhecido como um alimento típico do estado de Minas Gerais, o pão de queijo é adorado em todo o país.
Origem do pão de queijo
São diversas as histórias a respeito da origem do pão de queijo. Em meados do século XVIII em Minas Gerais, havia certa dificuldade em se encontrar farinha de trigo, ingrediente base para produzir alimentos panificados no período, entretanto, o polvilho, oriundo da mandioca, era abundante no local.
Assim, de modo criativo, as cozinheiras de fazendas da época misturaram o polvilho, leite, ovos, gordura (banha de porco ou manteiga) e lascas de queijo, que estavam em maior oferta no período. E, dessa forma, surgiram os primeiros pães de queijo tal qual conhecemos hoje.
Principais características do pão de queijo
O tradicional pão de queijo tem uma textura interna elástica e macia. Já a parte externa, quando quente, tem uma casca crocante e fina. Sua cor pode variar de acordo com o tempo de cozimento e cor da gema dos ovos usados na receita. Dessa forma, pode ser mais branquinho, levemente amarelado ou dourado. Quando frio, o pão de queijo pode ficar um pouco mais duro, por causa do polvilho.
Curiosidades
- O pão de queijo tornou-se famoso no Brasil inteiro apenas a partir da década de 1950.
- A Colômbia tem uma versão parecida com o nosso pão de queijo, só que um pouco mais duro e achatado. Por lá, ele se chama “Pan de Bono”. Paraguai e Argentina também possuem outra versão da receita, porém o pão de queijo nesse caso ganha formato de “U” e tem o nome de “Chipa”. No Equador ele é conhecido como “Pan de Yuca”.
- Dia de 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo.
- É rico em sais minerais, vitaminas, lipídios, carboidrato e proteína. Por isso, é um alimento equilibrado nutricionalmente.
- Se o pão de queijo depois de frio ficar duro, basta colocá-lo por 30 segundos no micro-ondas e torná-lo mais macio.
FONTE: www.revistaaguasclaras.com.br