Sua origem é incerta, mas acredita-se que o quitute que deu origem ao famoso empadão goiano que conhecemos hoje tem origem no continente europeu. Há séculos, portugueses e espanhóis consumiam um tipo de torta salgada e recheada com carnes e mariscos. Ao chegar ao Brasil, essa receita foi aprimorada.
A receita do empadão goiano surgiu há mais ou menos 150 anos na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, que na época era capital do estado, e depois se espalhou pelas outras cidades do Cerrado. Sua versão mais tradicional leva frango, mas no decorrer dos anos vários ingredientes foram adicionados (queijo fresco, palmito, ovo cozido), incluindo alguns que são típicos de Goiás, como o pequi, fruto típico da região, e a guariroba, também conhecida como coco-guariroba, é uma palmeira tipicamente brasileira, seu palmito se diferencia pelo gosto mais amargo comparado ao palmito doce das espécies da Mata Atlântica. Ambos são muito utilizados na produção de doces caseiros e na culinária sertaneja em geral.
Para quem é de fora de Goiás, pode até parecer com as tradicionais empadas que são consumidas em outros lugares do Brasil, mas o empadão goiano é maior e feito em formas específicas, onde a massa é forrada de forma muito fina e com bastante recheio. Com o passar dos anos, tornou- se um verdadeiro símbolo da cultura gastronômica goiana e hoje é facilmente encontrada em diferentes estabelecimentos do estado, muitos destes localizados na capital.
Fonte: https://iconnectgyn.com/