O café é uma bebida que tem acompanhado diversos afazeres modernos. Seja para auxiliar no desempenho do trabalho, ou acompanhar uma boa leitura, o café é essencial no nosso dia a dia.
Com a popularização de vídeos curtos em redes sociais, café e arte nunca estiveram tão próximos. Ultimamente, em plataformas como Instagram e TikTok, uma tendência tem cativado a atenção dos usuários: a arte de desenhar no café, ou Latte Art.
Esta é uma forma única de unificar café e obras de arte, um trabalho extremamente manual e artesanal, capaz de fazer o público se apaixonar.
O que é Latte Art?
O Latte Art é uma forma de relacionar arte e café. Com os ingredientes e técnicas corretas, é possível fazer obras incríveis. Esse produto é capaz de tornar cafeterias comuns em alvo de consumidores que buscam uma experiência diferenciada. Por isso, Latte Art quer dizer a arte feita a partir da bebida “Latte”.
Desde a origem do café, inúmeras culturas criaram técnicas para aplicação do consumo da bebida. Hoje em dia não é diferente, mas o consumo de café tem aderido cada vez mais a um caráter comercial, recorrendo a estratégias que venham atrair mais públicos ao hábito de tomar uma boa xícara de café.
Através de algumas técnicas que vamos abordar no texto de hoje, você verá como é possível criar desenhos e obras de arte com vaporização de leite e café expresso.
Vale ressaltar que essa é uma técnica feita na bebida nomeada “Latte”, um café expresso que recebe uma cobertura à base de leite vaporizado em seu topo.
Como surgiu o Latte Art?
Não se sabe com precisão quando surgiu a técnica do Latte Art. Entretanto, há relatos de que baristas italianos do século 19 decoravam os cafés de seus clientes com caldas e espumas, buscando criar desenhos e composições gráficas para fidelizar seus consumidores.
Na década de 1980, o americano David Schommer trouxe as primeiras técnicas formais para fazer Latte Art. Ele implementou essas técnicas em sua cafeteria Espresso Vivace, que está localizada em Seattle, nos Estados Unidos da América. A partir da sua iniciativa, a técnica se propagou e se difundiu por todo o mundo.
Desde então, muitos outros baristas vêm desenvolvendo técnicas artísticas para fazer Latte Art e consagrar seus nomes no mercado de cafeterias.
O Latte Art ao redor do mundo
Com a propulsão que as redes sociais causam em tendências, não demorou muito tempo até que a técnica do americano ficasse conhecida por todo o mundo. Atualmente, é muito provável que você já tenha se deparado com algum vídeo de redes sociais que mostra impressionantes desenhos criados com essa técnica.
Já existem diversas formas de se realizar a bebida. Seja com leite vaporizado, espuma ou caldas, o resultado não deixa a desejar.
Fonte: pressca.com.br
Foto: pixabay