Diferença entre café expresso e café coado


Como bom amante de café, você sabe que existem cafés e cafés. No Brasil, os mais populares são o café expresso e o café coado. Ambos possuem características muito distintas, que interferem no sabor e textura. Você sabe quais as principais diferenças entre esses dois tipos de café? Não? Então confira o nosso artigo e descubra.

MODO DE PREPARO

A diferença mais fácil de ser notada é o modo de preparo. O café coado, como o próprio nome sugere, é coado em filtro de papel ou tecido. O método de preparação é, sem dúvida nenhuma, o mais tradicional entre todos os cafés, não só em terras tupiniquins, como também nas nações escandinavas e no Japão.

Já o café expresso é produzido em uma máquina especial e a quantidade de pó por volume de água é consideravelmente maior. Vale destacar que o preparo é prático e rápido. A origem desse café é italiana, e na Europa esse é o tipo mais popular da bebida.

TEMPERATURA

A temperatura dos dois cafés também difere um pouco. Enquanto o café coado é feito com água aquecida entre 90 e 95 ºC, o processo para o preparo do café expresso se dá unicamente a 90 ºC, associado à alta pressão (9bars).

QUANTIDADE DE CAFEÍNA

Segundo baristas, o café coado possui maior concentração de cafeína e isso ocorre porque nesse tipo de preparo o café fica mais tempo em contato com a água, o que faz com que uma maior quantidade de cafeína seja extraída do pó.

Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância. Mesmo diante desses dados, o teor de cafeína não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.

 

DENSIDADE E CREMOSIDADE

O café coado é menos denso do que o café expresso, justamente porque mantém contato com a água por mais tempo. Por outro lado, o café expresso costuma ser mais forte, consistente e concentrado. Isso ocorre porque o volume de pó é proporcionalmente maior, enquanto o contato com a água é menor, se comparado com o café coado. O café expresso chega a ser até mais cremoso, apresentando por vezes uma espuma decorrente da alta pressão.

AROMA E SABOR

Pelos mesmos motivos acima mencionados, o aroma e o sabor do café expresso são mais característicos e marcantes. A acidez também é mais acentuada. O café coado tem o cheiro agradável e um sabor delicioso, porém muito mais suave. No caso não há um mais saboroso que o outro, é questão de gosto mesmo!

Fonte: http://blog.clubecafe.net.br/