Conheça os benefícios do leite para a sua saúde


O leite faz parte da dieta humana há milhares de anos.

No entanto, apesar de ser um dos alimentos mais completos que existem há muitos mitos em torno dele. Por exemplo, muito se fala nos dias de hoje em intolerância à lactose, mitos relativos ao leite de caixinha, entre outros. Portanto, vejamos alguns fatos e mitos sobre o esse alimento, segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Leite de caixinha e nutrição

Os leites encontrados nos supermercados variam de acordo com o processamento e o teor de gordura. A maior parte deles é ultrapasteurizado. Em outras palavras, leite de caixinha. Esse processo consiste na elevação do produto a uma alta temperatura e depois a um resfriamento rápido. Isso faz com que todos os microorganismos morram, afastando o risco de contaminação. No entanto, esse processo não impacta seu valor nutricional.

Validade

Esse processo garante a qualidade por até seis meses, sem a necessidade de conservantes ou de refrigeração enquanto fechado. No entanto, os leites pasteurizados, que são elevados a temperaturas mais baixas, precisam ficar na geladeira mesmo fechados.

Leite de vaca puro

O leite cru, que não passou por nenhum processo, não pode ser vendido ao consumidor final. Porque o risco de contaminação é alto. Portanto, até mesmo o orgânico precisa passar por um dos processos acima para ser consumido com segurança.

Qualidade

Todos passam por inspeção das autoridades sanitárias. E passam por testes para confirmar a ausência de antibióticos e pesticidas. Portanto, se estiver fora dos padrões de qualidade, não podem ser vendidos .

Variedade

Há vários tipos no mercado. Sem lactose, enriquecido, sem ou com menos gordura, fermentado, em pó, etc. Não há um melhor que outro. Eles apenas se ajustam à demanda do consumidor.

Fonte: minhasaude.proteste.org.br