Conhecidas por suas diversas espécies e, principalmente, por sua fama em filmes de Halloween, as abóboras, de modo geral, pertencem à família Curcubitaceae, a mesma da abobrinha, da melancia, do chuchu, do pepino e do melão, e é considerada um fruto rasteiro que nasce de uma aboboeira (pé de abóbora).
Nativa da América do Sul, a abóbora é um dos vegetais mais antigos da história. Há mais de 2.000 anos a.C., as abóboras vêm sendo utilizadas com diversas finalidades além de alimento, como por exemplo, na elaboração de recipientes e máscaras a partir de sua casca.
A abóbora já estava no Brasil muito antes da colonização. Os indígenas já sabiam dos inúmeros benefícios das abóboras para a saúde e por isso já era cultivada e consumida por eles, por ser um alimento versátil, nutritivo e saboroso.
Sua popularidade sempre foi alta, já que é possível consumi-la de forma integral: sua semente, broto, folhas, casca, o fruto em seu estado verde e maduro, além de ser usada também com fins ornamentais.
Confira 8 benefícios da abóbora para a saúde
A abóbora é um vegetal extremamente nutritivo e com baixo valor energético, em 100g do vegetal possui aproximadamente apenas 26 kcal. A principal vantagem de ter pouco carboidrato e poucas calorias é poder ser usado em diversas dietas, facilitando a introdução do vegetal no dia a dia.
Como todos os vegetais, o maior componente da abóbora é a água, que pode chegar a 92% de sua composição. Possui uma notável quantidade de fibras solúveis, além de conter uma boa quantidade de fibras e baixíssima quantidade de gordura.
Os principais benefícios das abóboras para a saúde são:
- Mantém a saúde dos olhos: Por conter luteína e zeaxantina que são antioxidantes poderosos, a abóbora ajuda prevenir o surgimento de catarata. Rica também em betacaroteno, um composto que o organismo transforma em vitamina A, ela também ajuda a proteger contra a degeneração da visão ao envelhecer.
- Melhora a saúde da pele: A abóbora é rica em carotenoides e vitamina A, que tem ação fotoprotetora para a pele, além de retardar o envelhecimento e evitar o surgimento de rugas. A vitamina C também presente, auxilia na produção de colágeno, evitando a flacidez.
- Regula o apetite: Devido a sua grande quantidade de fibras e seu baixo teor de calorias, a abóbora oferece muita saciedade, regulando o apetite.
- Controle da glicemia: A quantidade de fibra presente faz com que você coma com mais qualidade e em menor quantidade, além de ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
- Regula a microbiota intestinal: Dentre as fibras solúveis presentes na abóbora, encontramos a inulina e os frutooligossacarídeos (FOS) , que aumentam o número de bactérias benéficas no organismo, regulando a microbiota intestinal, tão importante para a imunidade.
- Regula o trânsito intestinal: As fibras solúveis também são responsáveis pela formação do bolo fecal, aumentando o volume das fezes devido à sua capacidade de absorver água e auxiliando intestinais prisão de ventre.
- Fortalece o sistema imune: Como vimos, a abóbora é rica em vitamina A e C. Porém, ela também contém a vitamina E, que auxilia no fortalecimento do organismo e previne contra diversas infecções e doenças. A abóbora também é rica em ferro e ácido fólico, que são minerais importantes para o sistema imunológico e que diminuem o risco de anemia.
- Previne doenças cardiovasculares: Um dos benefícios para manter a saúde cardiovascular, é manter a pressão arterial equilibrada. Sendo assim, a abóbora que é rica em potássio, auxilia para a diminuição da pressão arterial. O potássio presente nela ajuda a reduzir os níveis de sódio no organismo, além de também ajudar a reduzir o colesterol, e evitar as chances de um derrame.
Fonte: https://boomi.com.br/