Termogênica, antifúngica, antibacteriana e antiparasita: estamos falando da canela, uma excelente substituta do açúcar na alimentação e que também é muito apreciada por suas propriedades medicinais há milhares de anos.
Originária da Ásia, a especiaria é extraída da casca interna dos caules da árvore de nome científico cinnamomum. Abaixo, confira os principais benefícios da canela para a saúde.
Benefícios da canela
Combate a candidíase
Os efeitos antibactericidas e antifúngicos tornam a especiaria eficaz contra a candidíase vaginal e oral, além de úlceras gástricas.
Contra inflamações e dores
A canela é composta por procianidina, substância que tem efeito anti-inflamatório e que pode ajudar a diminuir náuseas e aliviar dores.
Melhora a diabetes
Por causa do cromo e de seus compostos fenólicos, pode ajudar no controle da glicemia de pessoas que têm diabetes e resistência à insulina. Se for consumida com frequência, a especiaria também é capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue.
Tem ação antioxidante
A canela é um poderoso antioxidante, ou seja, é capaz de neutralizar a ação dos radicais livres que prejudicam células no organismo, de modo a prevenir desde o envelhecimento precoce até a ocorrência de doenças como o câncer e o Alzheimer.
Canela emagrece?
Por ter um poderoso efeito termogênico, a canela é capaz de acelerar o metabolismo. Por isso, é considerada ótima para auxiliar o processo de emagrecimento. Ela ajuda ainda a queimar gorduras armazenadas, fazendo os quilos da balança começarem a cair.
Devido ao seu baixo teor calórico e à ausência de gorduras, essa especiaria não engorda e também pode ser ainda uma alternativa muito saudável para manter o corpo em forma.
Todavia, é indicado não combiná-la ao açúcar, já que o carboidrato pode anular os efeitos positivos sobre a perda de peso.
3 mitos sobre a canela
Por ser muito consumida e queridinha das dietas, também está cercada de alguns mitos. Abaixo, separamos os três principais. Confira!
Canela faz mal para gestantes
Muitos dizem que canela favorece a contração uterina, o que pode causar aborto ou parto prematuro. Mas ainda não há estudos conclusivos que comprovem que a especiaria faça realmente mal em casos de suspeita de gravidez e nem durante a gestação.
Diminui colesterol e triglicérides
Alguns estudos já indicaram que consumir a especiaria pode ajudar na diminuição do colesterol e de triglicérides, mas seus resultados ainda não são conclusivos a ponto de se afirmar com certeza que ela deve ser usada para esses fins.
Acelera a menstruação
A canela estimula a circulação do sangue pelo corpo, mas ainda não há estudos que comprovem que ela também ajuda a fazer a menstruação acontecer mais rapidamente, antes do esperado ou em maior volume.
Fonte: https://www.ativosaude.com/