Bolo de fubá: a gostosa tradição nacional


Junho é um dos meses do ano mais aguardados pelos brasileiros por um delicioso motivo: as festas juninas!

Durante todo o mês, em cada canto do País é possível encontrar diversas celebrações cheias de animação, música, cores e, principalmente, doces e comidas típicas que traduzem todo o sabor da culinária nacional. Mas, o que muita gente não sabe é onde e quando essa festividade surgiu.

Por mais que hoje seja uma festa tipicamente brasileira, sua origem é europeia. A tradição veio da Antiga Europa, com os povos celtas e egípcios, que comemoravam a boa colheita durante o solstício de verão e, por isso, a fartura de comidas e bebidas. Com o crescimento do cristianismo na Europa e a coincidência da celebração de três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – no mesmo período a comemoração passou a ser uma festividade religiosa. França, Itália, Portugal e Espanha foram os primeiros países a realizá-la.

Com o período de colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa tradição para o País. Os costumes se misturaram com rituais indígenas, que introduziram alimentos a base de mandioca e milho à mesa. A festa foi se adaptando à cultura brasileira e, hoje, cada região tem sua forma de comemorá-la.

Além das brincadeiras, a celebração é conhecida, principalmente, pela variedade de doces e salgados. São tantas opções que às vezes é difícil escolher! “Em datas sazonais, como a festa junina, é possível aproveitar os pratos saborosos sem culpa. Para isso, o segredo está no tamanho das porções, que devem ser pequenas. Assim, é possível aliar o equilíbrio alimentar com saúde”, explica Marcia Daskal, nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição.

Entre os diversos doces que caracterizam a data, o bolo de fubá é um dos pratos mais tradicionais e não pode faltar à mesa.

Fonte: http://www.dm.com.br/