A verdadeira origem do manjar branco é obscura, mas acredita-se que era um resultado da introdução árabe de arroz e amêndoas na Europa medieval
No entanto, não há nenhuma evidência da existência de todos os pratos árabes similares de que período, embora o árabe mahallabīyah é semelhante, as suas origens são incertas. Vários outros nomes para pratos correlatas ou afins existia na Europa, como o século 13 dinamarqueses moos hwit (“mush branca”), o anglo-normanda desirree blanc («prato branco Sírio”) e holandeses calijs (do latim Colare : “a tensão”).
A receita mais antiga encontrada até agora é de uma cópia do livro de receitas existente na dinamarquês, escrito por Henrik Harpestræng que morreu em 1244, que data-lo para o início do século 13.
O trabalho do dinamarquês pode ser uma simplesmente tradução de uma obra alemã que por sua vez assumiu ter sido baseado em um manuscrito latino vernáculo ou romance do século 12, ou mesmo antes.
O “whitedish” (do original francês antigo termo mangier blanc ) foi um prato de classe superior comum para a maioria de Europa durante a Idade Média e início do período moderno.
Ocorre em inúmeras variações de coleções de receitas de toda a Europa, e é mencionado no prólogo de Geoffrey Chaucer ‘s Contos de Canterbury e em um livro de receitas do século 15 início escrito pelos chefs de Richard II.
Para os Portugueses, o Manjar Branco remonta à Idade Média, então, designado de alba comestio e foi (re)criada no Mosteiro de Celas em face da “abundância de aves de capoeira, que […] sobejava das refeições conventuais”. No que concerne a Coimbra, fazia parte da ementa do Colégio das Artes nos séculos XVI e XVII.
Em meados do século XIX, o Mosteiro de Celas é o mais afamado na confecção de doces e, sobretudo, do Manjar Branco.
A composição da iguaria inclui carne de galinha, farinha de arroz, açúcar, leite e água de flor de laranjeira. A forma que as monjas de Celas lhe deram é original já que lembra “um seio de mulher”. É um dos doces-amargos mais emblemáticos da doçaria conventual.
Ele também foi muitas vezes aromatizado com especiarias como açafrão ou canela e o frango podem ser trocados por diversos tipos de aves, como a codorna ou perdiz .
Especiarias eram muitas vezes usado em receitas da tarde Idade Média , uma vez que foram consideradas de grande prestígio.
O Whitedish foi uma das preparações que podem ser encontradas em coleções de receita em toda a Europa e um dos poucos pratos verdadeiramente internacionais da Europa medieval e início do moderno.
Em ocasiões festivas e entre as classes superiores, Whitedishes muitas vezes torna-se mais festivo por vários agentes de coloração: o amarelo-avermelhado de ouro do açafrão; verde com várias ervas , ou sândalo para castanho-avermelhado.
Na França do século 14, para dar coloração, foi feito o uso de duas cores contrastantes brilhantes, foi especialmente popular e descrito por Guillaume Tirel (também conhecido como Taillevent), um dos autores principais das edições posteriores de Le Viandier.
Os whitedishes coloridas foram um dos mais comuns dos primeiros Entremets , comestíveis que foram destinados para entreter e encantar através de uma aparência vistosa, tanto quanto por meio de sabor.
No século 17, o whitedish evoluiu para uma sobremesa sem carne pudim com creme de leite e ovos e, depois, a gelatina.
O majar branco no Brasil
O Manjar é um dos doces mais antigos no Brasil, herança portuguesa era um dos preferidos na mesa de reis e fidalgos.
No século XIX, a araruta e a farinha de milho foram adicionados e o prato evoluiu para o manjar branco moderno.
Sobremesa muito tradicional nos anos 50, o manjar branco incorporou o coco, dando origem a um clássico da doçaria brasileira.
Toda doçaria portuguesa era preparada com mel (herança árabe), bem como o uso do açúcar, do açafrão e das especiarias.
Foi somente aqui que o açúcar da cana passou a ser utilizado e popularizado; assim também aconteceu com os doces de frutas em caldas.
A doçaria árabe teve de maneira significativa grande influência no mundo.
Na tela intitulada Dulces y frutos secos sobre una mesa, datada de 1674, do pintor Valenciano Tomás Hiepes, um dos mais importantes pintores bodegonista da pintura barroca.
Temos: “Dos cestos, uno con avellanas y castañas y otro con retorcidos barquillos, flanquean una botella oscura que se alza en medio marcando la línea del eje de simetría principal en torno al cual se ordena la composición; delante, un plato metálico de plata o latón con fragmentos de turrón y una rosquilla, tres dulces más (o panes)”.
Fonte: www.sossegodaflora.blogspot.com