Muitas vezes comemos pratos que não sabemos ao certo quem inventou ou de onde surgiram. No Brasil, os salgadinhos estão presentes em festas de aniversário ou em grandes eventos e não escapam do imaginário brasileiro. A competição por qual é o melhor, é difícil de vencer, mas hoje vamos falar um pouco sobre a empada e suas origens. De onde você acha que veio a famosa empada?!
As empadas, aquele salgadinho que parece uma pequena torta convencionalmente recheada com frango, “nasceu” há bastante tempo atrás, mas a sua origem local não pode ser confirmada. Para nós brasileiros, podem ser pensadas como uma invenção portuguesa, quase que um primo do famoso pastel de Belém, mas é aí que a gente se engana, a empada, um prato de origem europeia, não tem sua nacionalidade firmada em país algum, existe tanto a versão da história de ter sido criado em Portugal quanto a versão francesa.
Para os portugueses teria sido uma outra versão de seu prato tradicional, quase que como uma pequena tentativa de tornar o doce em salgado, já para os franceses nada mais é que uma invenção de um padeiro que tentou fazer um novo modelo de petit four salgado para que pudesse comercializar.
Apesar de não ser clara a origem, é inegável que a empada é um salgado delicioso, seja com seu tradicional recheio de frango ou com seus recheios inovadores que foram surgindo ao longo dos anos, como o de carne seca ou o de palmito, e que se popularizou de uma maneira extraordinária, ainda mais aqui no Brasil, onde elas deixaram de ser pequenas para serem, até mesmo, o prato principal ou modificadas no tradicional empadão, uma receita genuinamente goiana, que é tão bom quanto.
Fonte: empadaogoiano.com.br